O evento trouxe temas atuais e relevantes sobre gestão, liderança e qualidade, debatidos por especialistas reconhecidos por seus trabalhos, acadêmicos da Academia Brasileira da Qualidade, entre eles dois que ocuparam ministérios de governo, e convidados de importantes instituições.
• Como a Qualidade está contribuindo para uma nova realidade • ESG e Sustentabilidade • Os ODS, a Qualidade e a Normalização • Como a Qualidade pode contribuir para o enfrentamento dos graves problemas sociais do Brasil, como Desemprego, Educação, Saúde
• Evento 100% on-line e gratuito; • Com direito a Certificado para participantes inscritos; • Interação com os debatedores.
• De onde você estiver, pessoalmente ou em grupo; • Empresas e Instituições de Ensino.
O Evento contou com a presença de 9 acadêmicos da ABQ, entre eles 2 ministros e representantes da FGV, Ipea, OSB e CVM.
Dezenas de países utilizam o Mês para enfatizar a importância da Qualidade para a produtividade e a competitividade das organizações e nações, e consequente bem-estar da Sociedade. Instituído por instituições líderes de diversos países que atuam na promoção da cultura da Qualidade.
DEBATE, com a participação de Dorothea Werneck e Roberto Rodrigues, dois Acadêmicos que ocuparam posições ministeriais, sobre de que forma a Qualidade contribui e contribuirá para uma nova realidade, no Brasil e no Mundo.
Foram apresentadas as primeiras conclusões do Grupo Técnico instituído pela Academia sobre Sustentabilidade e sua aplicação, a partir do tripé Ambiental, Social e Econômico. Uma comparação com o ESG, com o acréscimo explícito da Governança, foi ventilada pelos Palestrantes.
O final do 1º. dia foi realizada a entrega da Medalha ABQ João Mário Csillag, cujo nome homenageia o primeiro presidente da Academia, a trabalhos acadêmicos e técnicos em nível universitário, com apresentação dos premiados.
O 2º. dia, 11/11, foi iniciado com palestras e debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da ONU cada vez mais adotada em todo o Mundo. Foi abordada sua relevância e estado atual de aplicação no Brasil, com o uso de normas e indicadores, bem como dos princípios da qualidade. A FGV e o Observatório Social do Brasil apresentaram seus pontos de vista. Também foi enfatizado como as normas ISO e ABNT de sistemas de gestão são um recurso importante para sua implementação.
Após o reconhecimento em anos anteriores dos Ministros Alysson Paolinelli e Marcos Vinícius Pratini de Morais com o Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade, foi proclamado e homenageado o premiado em 2022, com base em procedimento formal com a participação dos Acadêmicos. O agraciado usou da palavra para ressaltar sua meritória contribuição ao País.
Apresentações e debate exploraram de que forma a Qualidade pode ajudar a enfrentar os graves problemas sociais do País. Acadêmicos reconhecidos pela sua atuação nas áreas de Medicina e Educação expuseram as respectivas dificuldades, e de que forma melhorias da gestão podem enfrentá-las. O IPEA apresentou seu diagnóstico a respeito, bem como os relativos ao Desemprego, abordando as conclusões dos estudos do Instituto.
Foram lembrados os nomes e realizações dos Acadêmicos reconhecidos in memoriam pela sua contribuição às Ciências da Qualidade, como exemplos dignos de serem seguidos.
Durante o evento foram apresentados os agraciados com as seguintes distinções, que fizeram breves alocuções sobre o tema de seus trabalhos:
Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag
Premia trabalhos relevantes relacionados diretamente com a Qualidade e seu impacto na sociedade.
Esse ano os agraciados foram: Marcelo Fernandes (6 Sigma) e Rodrigo Salvador (Bioeconomia Circular)
Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade 2022
Distingue brasileiros cujas realizações evidenciam a prática dos princípios da Qualidade (lato senso) em sua atuação profissional.
Esse ano o agraciado foi: Emerson de Almeida (FDC)
Dúvidas ou mais Informações entre em contato com haroldo.ribeiro@abqualidade.org.br