Acesse o site da ABQ

Carta do Presidente

Jairo Martins da Silva

Prezados amigos

A ABQ – Academia Brasileira da Qualidade, criada em 2010, é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, com Sede em São Paulo. Tem como missão “Contribuir para o desenvolvimento da cultura da qualidade em benefício da sociedade brasileira”, com o propósito de “Mobilizar organizações, governos e sociedade civil para um mundo justo, ético e sustentável”. É constituída por membros eleitos, denominados Acadêmicos, hoje 55, que dispõem, voluntariamente, do seu conhecimento e experiências para que a ABQ cumpra a sua missão. São pessoas experientes, de reconhecida idoneidade pessoal e competência profissional, adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas, no Brasil e Exterior – em atividades relacionadas à Gestão da Qualidade e à Excelência na Gestão.

Sendo a entidade máxima da Qualidade no Brasil, no âmbito das comemorações da Semana Mundial da Qualidade/World Quality Week, a ABQ realiza, em novembro de cada ano, o Seminário ABQ – Qualidade Século XXI, quando são tratados temas atuais de relevância, para um Brasil socialmente equilibrado, ambientalmente responsável, economicamente viável e eticamente transparente. Milhares de interessados, dos mais variados segmentos de público, do Brasil e exterior, têm participado, presencialmente ou à distância, avaliando sempre positivamente, os temas, os palestrantes e a organização dos eventos.

Neste ano mais, uma vez o evento será virtual, a ser realizado nos dias 9 e 10/11/2023 pela manhã. O tema macro será: “Qualidade no Brasil que queremos – o futuro”, abordando assuntos que são importantes hoje e que poderão ser mais relevantes no futuro, visto os cenários de mudança e seus impactos nas organizações e sociedade em geral.

Na agenda destacamos:

  • ABQ, a Missão – a Cultura da Qualidade na Cultura do Brasileiro: o Desafio da Década;
  • Qualidade na Educação: a experiência cearense será do Brasil;
  • Saúde: como melhorar a interação público-privada no SUS;
  • Como reduzir a desigualdade, melhorando a qualidade de vida pela gestão;
  • Os Planos do Ministério da Gestão e Inovação para Melhoria da Qualidade no Serviço Público;
  • Qualidade na gestão municipal: como integrar ISO, ODS, ESG e MEG;
  • Qualidade nas MPEs: como promover a geração de emprego e renda;
  • Bate-papo: A Qualidade no Brasil que queremos vista pelas Acadêmicas da ABQ;
  • Parceria ABQ – RIQUAL (Rede de Investigadores da Qualidade – Portugal).

Além disso, teremos três anúncios especiais da ABQ:

  • Ganhadora do Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade 2023;
  • Ganhadores da Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag;
  • Eleição de 7 Novos Acadêmicos.

Aguardo sua participação para estarmos juntos nas manhãs dos dias 9 e 10 de novembro de 2023, para coletivamente construirmos a “Qualidade no Brasil que queremos”.

Forte abraço e até lá!

São Paulo, 9 de outubro de 2023

Jairo Martins da Silva
Diretor Presidente da ABQ