Acesse o site da ABQ

Sobre o Evento

Sobre o Evento

Pela nona vez consecutiva a Academia Brasileira da Qualidade – ABQ se associa, nos dias 10 e 11 de novembro pela manhã, às comemorações da Semana Mundial da Qualidade/ World Quality Week.

Neste ano o evento incluirá, como de costume, temas atuais como Sustentabilidade e ESG, os ODS da ONU e os problemas sociais do Brasil.

Nesta revisão foram acrescidos temas e questões meramente indicativos para Palestrantes e Moderadores, bem como para a comunicação interna e externa.

ABERTURA

Após a saudação, o Diretor Presidente da ABQ, Eduardo Guaragna, discorrerá sobre “O Brasil que Queremos”, com base no posicionamento constante do Manifesto elaborado pela Academia mediante procedimento formal, com propostas para o novo governo.

MESA DE HONRA

Seguir-se-á MESA DE HONRA, com a participação de Dorothea Werneck e Roberto Rodrigues, dois Acadêmicos que ocuparam diversas posições ministeriais, sobre de que forma a Qualidade contribui e contribuirá para uma nova realidade, no Brasil e no Mundo.

Q: Gestão pública (Executivo, Legislativo, Judiciário), nas empresas pequenas, médias e grandes de todos os ramos de negócio, ONGs etc., Inovação, Produtividade, Competitividade…: como a Qualidade pode e deve ser usada na melhoria contínua e disruptiva?

PRODUTOS ABQ PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

O empenho da ABQ num esforço coletivo de seus 55 Membros de conscientização do País quanto à importância da Gestão da Qualidade e da qualidade da gestão, será evidenciado brevemente pelo Diretor de Divulgação e Parceria, apresentando a vasta gama de produtos de diferentes formatos colocados gratuitamente à disposição do público no sítio da Academia, www.abqualidade.org.br. 

GT DA ABQ ESTUDA A SUSTENTABILIDAE E ESG

Serão apresentadas as primeiras conclusões de GT instituído pela Academia sobre Sustentabilidade e sua aplicação, a partir do tripé Ambiental, Social e Econômico. Uma comparação com o ESG, com o acréscimo explícito da Governança, será ventilada pelos Palestrantes.

A discussão sobre o ESG tem dois lados opostos: um deles é sua grande utilidade para investidores aplicarem seu capital com segurança de um lado. Do outro a “flexibilidade” e a “camuflagem” quanto ao efetivo cumprimento dos requisitos, julgada inaceitável por muitos e que está sendo praticada por empresas e por alguns envolvidos é muito criticada. Garantir sua credibilidade é um dos aspectos que será apresentado com base na visão dos investidores. Além disso, sua aplicação na área de saneamento básico, como iniciativa da ABES, será detalhada. Durante os debates os Palestrantes responderão às perguntas da audiência.

Q1: O ESG pode ser implementado em qualquer organização?

Q2: E a sustentabilidade?

Q3: Qual a principal diferença entre eles?

Q4: Por onde começar?

Q5: Quais os objetivos e partes interessadas nos dois instrumentos?

Q6: Como assegurar a credibilidade das autodeclarações?

Q7: Como os órgãos governamentais consideram a importância de uma organização pública ou privada implementar a sustentabilidade e o ESG?

Q8: Existirá uma norma internacional sobre ESG?

Q9: Ela seria passível de certificação?

RECONHECIMENTO A TRABALHOS DE UNIVERSITÁRIOS

O final do 1º. dia incluirá a entrega da Medalha ABQ João Mário Csillag, cujo nome homenageia o primeiro presidente da Academia, a trabalhos acadêmicos e técnicos em nível universitário, com apresentação dos premiados.

Uma recapitulação das apresentações do primeiro e o programa do dia seguinte encerrarão os trabalhos no dia 10.

OS ODS, A QUALIDADE E AS NORMAS DE APOIO À SUA IMPLEMENTAÇÃO

O 2º. dia, 11/11, será iniciado com palestras e debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da ONU cada vez mais adotada em todo o Mundo. Será abordada sua relevância e estado atual de aplicação no Brasil, com o uso de normas e indicadores, bem como dos princípios da qualidade. A FGV e o Observatório Social do Brasil apresentarão seus pontos de vista. Também será enfatizado coma as normas ISO e ABNT de sistemas de gestão são um recurso importante para sua implementação.

Q1: Qual a relevância dos ODS?

Q2: Qual a situação de sua efetiva implementação no Mundo? Quais os países líderes?

Q3: E no Brasil, quais os ramos de atividade mais avançados, em quais estados e municípios?

Q4: Quais os custos envolvidos?

Q5: Quais as principais normas ISO e ABNT que podem apoiar o cumprimento dos ODS, de gestão e outras?

Q6: Existe uma norma que faça o cruzamento de seus requisitos ou suas recomendações com os ODS?

Q7: Como uma organização, pública ou privada, define quais os ODS prioritários em sua área de atuação?

Q8: Existem indicadores para monitorar o cumprimento dos ODS pelos países?

Q9: Qual a situação do Brasil no seu cumprimento?

PRÊMIO ABQ PERSONALIDADE DA QUALIDADE

Após o reconhecimento em anos anteriores dos Ministros Alysson Paolinelli e Marcos Vinícius Pratini de Morais com o Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade, será proclamado e homenageado o premiado em 2022, com base em procedimento formal com a participação dos Acadêmicos. O agraciado usará da palavra para ressaltar sua meritória contribuição ao País.

PROBLEMAS SOCIAIS BRASILEIROS E A QUALIDADE

Apresentações e debate explorarão de que forma a Qualidade pode ajudar a enfrentar os graves problemas sociais do País. Acadêmicos reconhecidos pela sua atuação nas áreas de Medicina e Educação exporão as respectivas dificuldades, e de que forma melhorias da gestão podem enfrentá-las. O IPEA apresentará seu diagnóstico a respeito, bem como os relativos ao Desemprego, abordando as conclusões dos estudos do Instituto.

Q1: Dentre os problemas nacionais, a desigualdade social e regional pode ser uma causa-raiz de muitos deles. Como reduzi-las utilizando os conceitos e ferramentas da Qualidade e da Gestão?

Q2: Quais os principais indicadores e metas que podem medir a situação atual da Educação no Brasil?

Q3: E da Saúde?

Q4: E do Desemprego?

Q5: Existe um país ou bloco que possa servir de benchmark para o Brasil se inspirar?

Q6: Quais os Estados e municípios brasileiros que se destacam pelo planejamento e execução de ações capazes de mitigar os problemas nacionais em cada uma dessas áreas?

Q7: Como os Três Poderes e a área privada podem integrar esforços para mitigação das deficiências observadas?

Q8: Além das citadas, em que áreas o Brasil deve atribuir prioridade: Saneamento básico, Segurança, Assistência Social, ou outras?

Q9: Existe u estimativa de quanto custaria para o País cumprir todas as metas do ODS?

HOMENAGEM A PIONEIROS

Serão lembrados os nomes e realizações dos Acadêmicos reconhecidos in memoriam Gregório Bouer, Joal Teitelbaum e Melvin Cymbalista, pela sua contribuição às Ciências da Qualidade, como exemplos dignos de serem seguidos.

PALAVRAS FINAIS

Ao final do evento será feita uma recapitulação e sumário de todo o IX Seminário, antes dos agradecimentos e do encerramento pelo Diretor Presidente Eduardo Guaragna.

 

Garanta a sua inscrição gratuitamente. Convide colegas, alunos e outros profissionais de sua rede de relacionamento. Esperamos por você.

Dia 10/11 – Inscreva-se aqui!

Dia 11/11 – Inscreva-se aqui!

 

Para mais informações, consulte o site www.abqualidade.org.br