ABQ - Eventos

 

 
Facebook ABQ Eventos Facebook ABQ Eventos
ABQ - Eventos
Palestrantes e Moderadores – ABQ - Eventos

 

 

Palestrantes e Moderadores

Acácia Branca Seco Ferreira
Advogada, com graduação em Ciências Contábeis, Administração, Administração Pública, e Marketing, e mestrado pela UFMG. 1o. Secretário da Associação Comercial do Amazonas. Examinadora do PNQ e outros prêmios. Consultora, coordenadora de cursos e professora na área da Qualidade.
   
Alejandro G. Frank
É Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisador Associado do Industrial Performance Center do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Na UFRGS, atua como coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, como Diretor do Núcleo de Engenharia Organizacional/NEO e como coordenador do curso de Especialização em Indústria 4.0 e Transformação Digital. Como formação, possui graduação em Engenharia Industrial pela UNaM (Argentina), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS, e pós-doutorado (pesquisador visitante) pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
   
Ana Carolina Cassinelli
Formada em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Especialização em Neurociência voltada a Aprendizagem pelo Instituto Singuralidades. Consultora da Korn Ferry São Paulo para os segmentos de Varejo, Bens de Consumo e Real Estate. Expert do COEs de Supply Chain e RH. Vasta experiência em projetos de Assessment.
   
Ana Cristina Limongi-França
Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Professora, pesquisadora, autora e consultora em empresas privadas e públicas em Gestão da Qualidade de Vida, Comportamento Humano na Qualidade (Vanzolini e FIA), Doutora Titular FEA, Harvard Business School / CPCL e Universidade Eduardo Mondlane (MZ). Pró-Reitora adjunta USP.
   
Ana Maria Malik
Médica, Mestre em Administração, Doutora em Medicina Preventiva. Dirigente de serviços e sistemas de saúde, públicos e privados. Conselheira da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde e de organizações públicas e privadas. Professora Titular da FGV-EAESP. Orientadora de pós-graduação.
   
André Luis Azevedo Guedes
Doutor em Engenharia Civil, na área de concentração em Gestão, Produção e Meio-Ambiente com foco em Inovação e Smart Cities. Realizou pós-doutoramento em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF/PPGAd). Diretor regional da RBCIH/IBRACHICS para o Estado do Rio de Janeiro. Professor do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento Local (PPGDL) e Professor Coordenador das graduações em Tecnologia da Informação da UNISUAM. Professor convidado da UFF e da Fundação CEPERJ.
   
Basilio V. Dagnino
Bacharel em Ciências Navais e em Ciências Administrativas. ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do 1º curso de pós-graduação em Qualidade (UCP). Primeiro Gerente Técnico da FNQ (1991 a 1997). Juiz, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios.
   
Bernardo Felipe Estellita Lins
Mestre e Doutor em Economia e Engenheiro Civil pela UnB, com Especialização em Análise de Sistemas pela UCB. Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Examinador e Examinador Sênior do PNQ e do PQGF. Mais de 20 artigos publicados ou apresentados em eventos sobre Qualidade.
   
Caio Magri
Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente-executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor-executivo e em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos seguintes conselhos: Transparência Pública e Combate à Corrupção (CGU); Pró-Ética (CGU); Agro + (MAPA); Infra + (MInfra); Rede Nossa São Paulo; Instituto de Apoio a Crianças e Adolescentes com Doenças Renais (ICRIM); Associação São Agostinho (ASA); Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC); Instituto Ética e Saúde; e Fundo JBS Amazônia.
   
Carlos Alberto Moller Pingarilho
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará Doutorado em Eletrônica e Comunicações pela Unicamp. Na Promon desde 1994, participou de importantes projetos de consultoria e gestão, como a implantação de rede de celular Banda B até o processo de internacionalização da Promon Tecnologia, que culminou na fusão com as operações da Logicalis na América Latina, em 2008, exerceu o cargo de Vice-presidente Hispanic América sendo responsável pelas operações da Logicalis em 10 países. Desde agosto/2018 ocupa a posição de Diretor Presidente da Promon S/A.
   
Carlos Amadeu Schauff
Computólogo. Administrador. Consultor em gestão estratégica. Instrutor e membro da Banca Examinadora e Comitês da FNQ desde 1994. Fundador e Diretor do IPEG. Consultor Técnico do PNQS - Saneamento. Consultor do Banco Mundial. Professor. Diretor da Compumax Informática Ltda.
   
Carlos Lombardi
Engenheiro pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI/PUCSP). Especialista em Administração (EASP/FGV). Engenheiro da Qualidade (ASQ). Trabalhou na CTB, TELESP, TELEBRÁS, Secretaria Especial de Informática (SEI) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
   
Claudia Costin
Fundadora e diretora do CEIPE FGV – o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas e professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de SP e secretária de educação da cidade do Rio de Janeiro.
   
Claudio de Moura Castro
Economista (UFMG), Mestre (Yale), Ph.D. (Vanderbilt). Ex-professor da PUC-Rio, FGV, UnB, Univ. de Chicago e Univ. de Genebra. Trabalhou no IPEA, CAPES (como Diretor Geral), OIT, Banco Mundial e BID. Assessor da Presidência da Universidade Positivo. Mais de 50 livros e 300 artigos. Articulista da Revista Veja.
   
Cosete Ramos
Doutora em Educação pela Universidade Flórida – EUA. Dirigente e Técnica do Ministério da Educação e Cultura por 25 anos. Coordenadora geral do PBQP (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade) do MEC, dando inclusive assessoria ao Governo Uruguaio. Autora de mais de 50 livros, com destaque para a Trilogia da Educação de Qualidade Total. Diretora Geral do Programa Nacional do Livro Didático – MEC. Palestrante no Brasil e fora do País: tendo falado para mais de 350 mil pessoas.
   
Cristiano Heckert
Graduado, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), aprovado em 1º lugar em seu concurso 2005. Atualmente é Secretário de Gestão no Ministério da Economia (desde jan/19). Foi também Secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal (2016-2017) e Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (2015-2016), dentre outros cargos. Professor, palestrante e autor do livro "Contratações de TI: O Jogo", com Antonio F. S. Netto, Ed. Negócios Públicos, 2017.
   
Deborah Arôxa
Mestranda em Administração pela Universidade Mackenzie – SP, Especialista em Gestão por Processos de Negócios (CBPP) pela ABPMP-BR. Foi Secretária Especial de Assuntos Federativos SEGOV/PR, de 2019-2021, na Presidência da República; Diretora de Transferências da União, de 2015-2019, no Ministério do Planejamento; Superintendente de Modernização do Estado de Sergipe; Secretária de Informática do TJSE e Gerente de Tecnologia da Informação do SESI/SENAI e IEL/SE. É autora dos livros: "BSC em BPM - Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos", 2012, “BPM TOP - Transformando Organizações Públicas - Um novo Olhar para o Atendimento ao Cidadão”, 2013; e coautora da “Coletânea de Casos em Gerenciamento de Processos na Administração Pública”, 1ª ed., 2014.
   
Dorothea Fonseca Furquim Werneck
Economista (Mestrado e Curso de Doutorado/Boston College-USA). Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Ministra de Estado (duas pastas). Sec. Nacional de Economia. Diretora da FPNQ (duas vezes). Prof. da UFRJ e do Curso de Formação de Diplomatas do Itamaraty.
   
Edson Pacheco Paladini
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas / Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de Produção. Consultor, instrutor e professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão da Qualidade. Autor de vários livros nesta área.
   
Eduardo Vieira da Costa Guaragna
Engenheiro Mecânico e Mestre em Administração pela UFRGS. ASQ Senior, CQE, CMQ-OE, CRE, CQA. Juiz do PNQ (2004-2012) e do PGQP (Qualidade e Inovação). Diretor do PGQP. Consultor. Professor de Pós-graduação. Autor do livro Desmistificando o Aprendizado Organizacional, Qualitymark, 2007.
   
Elcio Anibal de Lucca
Adm. Público e de Empresas pela EAESP-FGV, MSc. Pres. Cons. Curador da FNQ por duas vezes. Pres. Serasa por 20 anos, tricampeã do PNQ e do Prêmio Ibero-americano. Pres. Fundador do MBC, Cons. Indep. de Empresas e Entidades. Adm. Emérito do CRA. Autor do livro Gestão para um Mundo Melhor.
   
Fabio E. P. Braga
Engenheiro Mecânico (Escola Politécnica – USP). Ex-vice-presidente da TRW do Brasil. Ex-Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL. Membro da ASQ e da SAE. Membro do Conselho Fiscal do IQA.
   
Francisco Paulo Uras
Engenheiro (Politécnica - USP). ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQ-OE. Palestrante do PEC-FGV-SP (2001 a 2009). Membro do Comitê Critérios e Instrutor dos Cursos da FNQ (1993 a 2014) Consultor para implantação do MEG da FNQ. Membro do Conselho de Notáveis da Fundação Nacional da Qualidade.
   
Hulda Giesbrecht
Engenheira Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atuou em ICTs e na Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), com foco nos temas de qualidade, gestão tecnológica e propriedade industrial. Analista de inovação do Sebrae Nacional, desde 2004. Membro Titular eleita da ABQ. Vencedora do ISO Prize 2013. Representante do Sebrae no Conselho de Acreditação (Conac) da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. No Sebrae, integra o time de gestão do Catalisa ICT, programa de aceleração para empresas de base tecnológica.
   
Guy de Capdeville
Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado profissionalizante em proteção de plantas e um mestrado “Stricto Sensu” em Fitopatologia pela mesma universidade. Concluiu o PhD em Plant Pathology pela Cornell University dos EUA e Pós-doutorado pela Universidade de Wargeningen (Holanda) em citogenética vegetal. Trabalha com biotecnologia de culturas energéticas como o Dendê, a Macaúba, a Cana de Açúcar e o Pinhão Manso. Foi pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia por 10 anos e o Chefe Geral da Embrapa Agroenergia. Atualmente é Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.
   
Jairo Martins da Silva
Engenheiro de Eletrônica (ITA), Especialização em Marketing e Propaganda (FAE CDE - Curitiba) e MBA em Gestão de Negócios (Duke University – North Carolina). Juiz do Prêmio Iberoamericano de la Calidad e Membro do Global Excellence Model Council (GEM). Atualmente é Presidente Executivo da FNQ.
   
José Augusto A. K. Pinto de Abreu
Engenheiro Civil (UFRJ), Mestre em Eng. (UFF). Atua nas áreas da normalização e regulamentação, avaliação da conformidade, sistemas de gestão, riscos e sustentabilidade desde 1985. Foi Diretor Técnico da ABNT. Sócio Diretor da Sextante Consultoria desde 2000, participa de inúmeras iniciativas nessas áreas, nacionais e internacionais. Membro do CONAC/Cgcre/Inmetro e do AP/GSTC.
   
José Joaquim do Amaral Ferreira
Engenheiro (Escola Politécnica USP), M.Sc. (Stanford University), Mestre e Doutor (EPUSP), Professor Eng. Produção POLI/USP, Diretor de Certificação e Vice-Presidente Fundação Vanzolini, Vice-Presidente IQNet International Certification Network, Membro do Board da SBAlliance, Conselheiro CONSIC /FIESP.
   
Kleber Cavalcanti Nóbrega
Engenheiro Mecânico (UFPB), Mestre em Eng. Produção (UFSC); Doutor em Eng. Produção (POLI-USP); Professor do Mestrado e Doutorado em Administração (UnP). Consultor Empresarial. Autor de livros entre os quais "Falando de Serviços (Ed. Atlas)".
   
Luiz Paulo Vellozo Lucas
Engenheiro de produção formado pela UFRJ (1979) com cursos de pós graduação em finanças (Arthur Andersen), desenvolvimento econômico (BNDES) e economia industrial (IE-UFRJ). Consultor em desenvolvimento e gestão de cidades voltado para administrações municipais, governos estaduais e empresas privadas envolvidas com serviços públicos urbanos e com a economia local. Trabalho realizado nos formatos de Palestras, Cursos “on the job training”, Planejamento Estratégico da Cidade, Implantação de Procedimentos Gerenciais e Elaboração de estudos executivos. Análise Estratégica Situacional (Diagnóstico e recomendações).
   
Márcio Lopes de Freitas
Graduado em Administração de Empresas, agropecuarista e cooperativista há quase 30 anos. Desde 2001 exerce a posição de Presidente do Sistema OCB, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
   
Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior
Engenheiro de Fortificação e Construção, Mestre em Engenharia de Transportes, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia. MBA em Governança Corporativa pela FGV. Experiência com gestão em tecnologia, regulação de mercado, pesquisa científica, administração pública e educação. Atuou como Diretor de Políticas Regulatórias na Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC). Na atualidade, preside o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.
   
Mauriti Maranhão
Engenheiro Mecânico (IME), M.Sc (EFEI), Estatístico (ENCE), Especialização na França (SNPE) e no Brasil. Lead Assessor na Inglaterra (Batalas - Reino Unido). Professor na UNESP, USP, CTA, FGV Direito, CEFET, UFF e Universidade da Força Aérea. Oito livros publicados, todos com conteúdos pertinentes à Gestão e Liderança.
   
Messias Borges da Silva
Engenheiro Químico (EEL-USP), Mestre em Eng. Mecânica (UNESP), Doutor em Eng. Química (UNICAMP), Livre Docente Eng. Qualidade (UNESP), Visiting Scientist (Harvard), Prof. Facilitator (MIT), Professor da USP e UNESP, Avaliador especialista do INMETRO. Três livros publicados e dezenas de artigos científicos nacionais e internacionais.
   
Odécio Branchini
Mestre em Engenharia Metalúrgica - Escola Politécnica da USP. Engenheiro Metalurgista - Escola de Engenharia Mauá. Professor de Matemática - Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Itajubá. Engenheiro de Soldagem - ESSA - Institut de Soudure - Paris – 1978. Engenheiro de Segurança do Trabalho – Faculdade Osvaldo Cruz – 1981. Auditor Líder da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança no Trabalho, Antissuborno e Compliance. Membro do Comitê Brasileiro da Qualidade CB25 da ABNT - NBR ISO 9001 – SGQ. Secretário da Comissão de Estudos CE 005 do CB25 da ABNT - NBR ISO 18091 – SGQ em Prefeituras. Coordenador da Comissão de Estudos do CB42 da ABNT – NBR ISO 3834 – Certificação em Empresas de Soldagem.
   
Osvaldo L. G. Quelhas
Prof. Titular na UFF. Graduação e Mestrado em Engenharia Civil, Doutorado em Engenharia/Gestão da Produção. Mais de 100 artigos, 23 capítulos de livros publicados e 2 livros organizados. Criador do LATEC na UFF (cursos MBA, Mestrado e Doutorado em Gestão). Promove desde 1999 o Congresso Nacional de Excelência em Gestão - CNEG/INOVARSE.
   
Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim
Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciência da Informação, formado pela Universidade de Brasília. Foi analista de projetos das áreas de transporte e energia, Analista técnico da Secretaria de Tecnologia Industrial do MIC, atuando nas áreas de energia e tecnologia industrial básica, Secretário Geral Adjunto do MEC, Secretário Adjunto de Governo do Governador do DF/ GDF, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do GDF, Presidente da FAP-DF. Atualmente é Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.
   
Reinaldo Dias Ferraz de Souza
Arquiteto (UnB, 1976), com especializações em Planejamento e Gestão (FGV, UFMG e JUSE). Servidor Público Federal hoje aposentado, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, participou da formulação e gestão de inúmeros programas, projetos e foros na área Tecnologia, Inovação e Qualidade.
   
Roberto Rodrigues
Engenheiro Agronomo (ESALQ/USP). Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente do LIDE Agronegócio. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Autor de 10 livros.
   
Ronald Dauscha
Diretor-Presidente da Fundação Nacional da Qualidade desde 2019. Coordenador de Programas de Inovação da FAPESP. Foi Head da Fraunhofer Liaison Office (Alemanha). Ex-Sócio Sênior da Pieracciani Consultants (Financiamento, Consultoria e Educação). Ex-presidente do Conselho de Administração do CLAEQ – Centro de Linhas Avançadas de Inovação, Excelência e Qualidade. Engenheiro Elétrico pela USP. Mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação pela UNICAMP. MBA em finanças corporativas pela FGV. MBA em Engenharia Industrial pela UFPR.Participou de programas avançados de desenvolvimento pela Siemens Duke University
   
Silvana C. Hoffmann
Engenheira Eletricista (PUC RS), Mestre em Qualidade (Unicamp), Especialista em Gestão Ambiental (USP) e Administração (FAAP). Consultora em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade. Examinadora Sênior e Instrutora do PNQ, ANTP e PGQP. Autora do livro O Meio Ambiente e o Escritório e Coautora do livro Sistema de Gestão Integrados.
   
Wagner Giovanini
Engenheiro formado pela POLI USP, pós-graduado em Gestão Ambiental e Máster Coach pela Integrated Coaching Institute. Foi juiz do Prêmio Nacional da Qualidade até 2012. Trabalhou na Siemens por 29 anos, dos quais 8 como Diretor de Compliance na América Latina. Fundou a Compliance Total em 2015, é autor de livros, como ‘Compliance A Excelência na Prática’. Também é sócio da Contato Seguro, empresa especializada em canal de denúncia.
   



 

 
ABQ - Eventos

Patrocínio Prata:
UNIP – Universidade Paulista        

ABQ - Eventos
  Apoios Institucionais:             
  Compliane Total FNQ – Fundação Nacional da Qualidade FNQ – Fundação Nacional da Qualidade          
 
  Apoios de Divulgação:       
  DídioArt & design FestQuali 2021        
             
ABQ - Eventos
 
  Realização: Organização:
  Logo ABQ Qualidade  Logo N8 Eventos - ABQ Eventos

Natascha Vieira
Tel.: (11) 9.9926-4441
natascha@n8eventos.com.br
www.n8eventos.com.br

 

 

 

©Todos os direitos reservados | Por Dídio Art & Design | 2021