ABQ - Eventos

 

 
 
Facebook ABQ Eventos Facebook ABQ Eventos
ABQ - Eventos

 

ABQ - Eventos

 

Seminário ABQ Qualidade Século XXI

 

Sumário dos temas a serem abordados

 

Pela oitava vez consecutiva a Academia Brasileira da Qualidade comemorará o Dia Mundial da Qualidade, juntando-se a organizações em todo o Mundo que celebram o World Quality Day.

 

No próximo 11 de novembro, continuando no dia seguinte, a Academia promoverá o VIII SEMINÁRIO ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI - A Qualidade no Brasil e no Mundo: Qual o Futuro?

 

O evento será realizado virtualmente com base em flash lectures, prática que tem sido adotada em outros países, dada a variedade dos temas a serem cobertos. Assim, cada palestra deverá ter a duração de 5 a 10 minutos, expondo apenas o essencial para a audiência.

 

Após cada Mesa os Palestrantes responderão às perguntas dos internautas, com respostas curtas e objetivas, para que o maior número possível de indagações possa ser abrangido, cabendo aos Acadêmicos Moderadores interagir com os Palestrantes, de forma a trocar ideias sobre o desenvolvimento de cada Mesa e as formulação de questões.

 

MESA 1 – Ética nos negócios: o alicerce

Nos últimos anos o mundo dos negócios tem sido palco de acontecimentos nada recomendáveis, em que empresas e órgãos públicos são envolvidos em práticas que desrespeitam os princípios éticos mais elementares. Isso tem resultado em graves consequências a muitas empresas, cuja reputação tem sido abalada, inclusive causando prejuízos econômicos significativos.

Serão abordadas as características das empresas éticas e de que forma elas podem atingi-las em todos os níveis, a partir de uma liderança que, com seu exemplo, incutirá até o chamado chão de fábrica princípios de moralidade sólidos, praticados no dia a dia da organização. Os problemas mais frequentes serão abordados, bem como a forma mais eficaz de preveni-los.

 

MESA 2 – Capitalismo para as partes interessadas, empresa B e ESG: o que muda?

Cada vez mais se considera que a empresa não pode limitar sua visão de negócios no seu lucro, beneficiando apenas seus proprietários ou acionistas. Empregados, fornecedores e a sociedade em geral precisam ser devidamente considerados na sua atuação. É com essa ideia que as maiores empresas americanas criaram a Business Roundtable.

Os investidores estão conscientes de que a empresa precisa ser ESG, ou seja, incluir entre suas práticas os aspectos ambientais, sociais e de governança, para poder ser alvo da preferência de aplicações de recursos financeiros disponíveis. A certificação como Empresa B evidencia que ela é “boa para o Mundo”, formalizando sua postura no mesmo sentido. Como as organizações podem se adequar e evoluir nestes conceitos é assunto para debates.

 

MESA 3 – Agregando valor pela servitização

Cada vez as indústrias, no sentido de oferecer seus produtos ao mercado, estão adicionando valor através de serviços, a chamada servitização.

As vantagens de ampliar seu leque de opções aos clientes são evidentes, significando que cada vez mais seu futuro vai depender de uma decisão estratégica nesse sentido. A geração de negócios será sem dúvida considerada no momento de se tomar uma decisão a respeito.

Por que e como “servitizar” um fabricante? A resposta será objeto de atenção dos Palestrantes, assim como está a estratégia de servitização no Brasil.

 

BATE-PAPO – Agronegócio brasileiro: o futuro de uma história de sucesso

A posição privilegiada do Brasil como produtor e exportador de alimentos é do conhecimento geral. Como, após agregar cada vez mais tecnologia e gestão, o agronegócio prosseguirá nessa trilha cada vez mais exitosa como celeiro do Mundo?

Como a digitalização será cada vez mais aplicada para ampliar a produção e a produtividade? Qual o papel da Embrapa nesse novo cenário? Como os aspectos ambientais, sempre objeto de controvérsias, serão cada vez mais considerados? Como sermos mais competitivos e abrir novos mercados? Estas e outras questões serão abordadas durante esse bate-papo informal.

 

MESA 4 - Qualidade, Gestão e Competitividade: Novos Caminhos e Desafios

Como a ABQ, a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ e o MBC – Movimento Brasil Competitivo, contribuirão para desbravar novos caminhos e dessa forma responder aos desafios que a Qualidade, a Produtividade e a Competitividade cada vez mais nos apresentarão?

Como a concorrência cada vez mais feroz no mercado internacional, os avanços tecnológicos, a automação e as novas técnicas de gestão serão objeto de atenção renovada dessas organizações? Qual o papel do Governo e da inciativa privada? O Brasil está preparado para enfrentar esse futuro? Como capacitar a força de trabalho para as novas tecnologias? O PMCC – Programa de Melhoria Contínua da Competitividade, qual é seu estágio no momento? Como integrar esforços das ações de qualidade e gestão no Brasil?

 

MESA 5 – Transformação digital ou Tecnologias exponenciais?

A era das Ciências da Computação e das novas tecnologias, se de um lado oferecem oportunidades de otimização de processos, produtos e serviços, de outro apresenta, em particular no caso do Brasil, um gigantesco desafio. Inteligência artificial, realidade aumentada, big data e impressão 3D são apenas alguns exemplos dessa nova realidade. As questões da segurança cibernética e da eliminação de postos de trabalho terão, sem dúvida, de merecer a devida atenção nesse novo contexto.

Os Palestrantes perscrutarão o futuro e alinhavarão propostas para responder a desafios de tamanha importância e complexidade.

 

MESA 6 – Quais os maiores desafios da Educação Brasileira?

A educação é base ao sucesso de várias iniciativas. Qualidade, produtividade, inovação não se traduzem em resultados diferenciados caso a preparação das pessoas deixe a desejar na educação. Também o atendimento a oferta de postos de trabalho de maior complexidade e renda depende da educação, a começar pelo ensino básico. A qualidade da educação no ensino básico é uma lacuna existente no Brasil, infelizmente. A ABQ tem promovido debate sobre a Educação de 1º. Grau, no qual especialistas de diversas organizações que buscam soluções e implementam ações em vários Estados emitiram sua opinião sobre as dificuldades que a Educação enfrenta no Brasil.

Nessa Mesa serão rememorados casos de sucesso mencionados na ocasião e algumas das propostas apresentadas, bem como expostas novas ideias no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino básico no País.

 

MESA 7 – As várias formas da Inovação e sua Gestão

A Inovação é uma necessidade imperiosa para alavancar a Competitividade, tanto no mercado interno como internacional.

Ela existe sob as mais variadas formas, cada vez mais aprimoradas: aberta, com a participação de outras partes interessadas, horizontal envolvendo toda a força de trabalho, em consórcios de empresas por meio de uma associação etc. Ela pode se aplicar a novos modelos de negócio, processos, produtos, a práticas de gestão, ou formas de organização, entre outros.

Como medir se uma empresa é inovadora? Como implementar a Inovação? As pessoas podem ser capacitadas e motivadas a inovar? Quais os incentivos governamentais disponíveis para apoiar a Inovação? A Inovação parte usualmente de uma ideia individual, ou pode ser originada de um grupo? As ideias de Inovação devem ser apenas reconhecidas, ou também receber algum benefício financeiro?

Estas são indagações serão abordadas pelos Palestrantes.

 

MESA 8 – O Novo Mundo do Trabalho

As Palestrantes, autoras de artigo sobre o tema, apresentarão uma definição desse novo conceito, de extrema atualidade em decorrência da pandemia da Covid-19. Com o crescimento exponencial do teletrabalho ou trabalho remoto, as organizações terão que se adaptar, criando práticas de gestão de pessoas inovadoras.

As novas disposições da legislação trabalhista e como as empresas podem utilizá-las em seu benefício são enfatizadas, de forma a otimizar sua força de trabalho ao longo do tempo, de acordo com as variações do mercado.

Serão apresentadas sugestões para que elas se adaptem a esse novo mundo do trabalho.

 

MESA 9 – Como termos Cidades Sustentáveis e Inteligentes?

Os Palestrantes apresentarão subsídios de origem nacional e internacional disponíveis para apoiar as prefeituras a se tornarem progressivamente cidades sustentáveis e inteligentes.

São citados o Guia para Novos Prefeitos BR+, normas como a ABNT NBR ISO 18091 (9001 para prefeituras, com cruzamento com os ODS da ONU em sua nova edição) e as da série 37120 (indicadores para cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes), e obra descrevendo boas práticas de gestão municipal identificadas em vários países.

As referências propiciarão um roteiro de grande utilidade para os municípios brasileiros melhorarem progressivamente sua gestão.

 

Reconhecimentos pela ABQ

Durante o evento serão apresentados os agraciados com as seguintes distinções, que farão breves alocuções sobre o tema de seus trabalhos:

- Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade 2021, que distingue brasileiros cujas realizações evidenciam a prática dos princípios da Qualidade (lato senso) em sua atuação profissional.

- Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag, que premia trabalhos relevantes relacionados diretamente com a Qualidade e seu impacto na sociedade.

 

Dúvidas ou mais Informações entre em contato com natascha@n8eventos.com.br

 

 

 

 
ABQ - Eventos

Patrocínio Prata:
UNIP – Universidade Paulista        

ABQ - Eventos
  Apoios Institucionais:             
  Compliane Total FNQ – Fundação Nacional da Qualidade FNQ – Fundação Nacional da Qualidade          
 
  Apoios de Divulgação:       
  DídioArt & design FestQuali 2021 MEPEP – Mestrado Profissional em Engenharia de Produção      
             
ABQ - Eventos
 
  Realização: Organização:
  Logo ABQ Qualidade  Logo N8 Eventos - ABQ Eventos

Natascha Vieira
Tel.: (11) 9.9926-4441
natascha@n8eventos.com.br
www.n8eventos.com.br

 

 

 

©Todos os direitos reservados | Por Dídio Art & Design | 2021