ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas – em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão. A administração da ABQ é realizada por um colegiado eleito entre os membros, de acordo com seu Estatuto.

 

Banner Eventos

 

 Livro ABQ

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

 

O Livro da Qualidade no Brasil

 

O conceito Qualidade tem evoluído continuamente. Começou com a inspeção de peças físicas e evoluiu alargando a sua abrangência, englobando produtos, serviços, as necessidades do cliente novas dimensões nas atividades econômicas e humanas em geral.

 

Diferentes gurus da qualidade foram se sucedendo e hoje se considera não mais apenas a gestão da qualidade, mas a qualidade em gestão, sendo qualidade o dever de todos em qualquer organização.

 

A ideia de escrever um livro nasceu do fato que os acadêmicos da ABQ, sendo pessoas de comprovada competência profissional e idoneidade pessoal, com contribuição significativa – em universidades públicas, comunitárias e privadas, empresas públicas e privadas, organizações governamentais, organizações não governamentais e outras organizações privadas – para o desenvolvimento ou a aplicação do conhecimento nas diversas áreas de conhecimento, poderiam contribuir para proveito da sociedade.

 

Esta contribuição é dada por meio de artigos escritos pelos acadêmicos nas mais diversas especialidades e facetas da qualidade.

 

O Livro da Qualidade no Brasil será publicado em capítulos e está organizado em 6 partes:

 

Parte I – A Evolução da Qualidade no Brasil

 

Parte II – A Qualidade em Setores Estruturantes

 

Parte III – A Qualidade no Desenvolvimento Nacional

 

Parte IV – A Gestão da Qualidade

 

Parte V – Ferramentas para a Qualidade

 

Parte VI – O legado do PBQP e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável

 

A publicação inicia-se pela Parte VI, à guisa de Pósfácio: O legado do PBQP e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável, em que os acadêmicos buscam identificar e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.

 

Boa Leitura!

 
 
 

Por Dídio Art & Design | © Todos os direitos reservados | 2015

 Documento sem título