ABQ - Eventos

Facebook ABQ Eventos Facebook ABQ Eventos

 

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade  
ABQ - Eventos

 

Palestrantes e Moderadores – ABQ - Eventos

 

 

ABERTURA

 

Eduardo Vieira da Costa Guaragna (Presidente)

Diretor Presidente da Academia Brasileira da Qualidade - ABQ. Engenheiro Mecânico e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS com formação na HEC – Paris e TQC – Implementation na JICA/ Japão. Atuação profissional na Petrobras, Copesul e Braskem em diversas áreas técnicas e gestão. Membro Senior, certificado como Quality Engineer (CQE), Manager of Quality/ Organizational Excellence (CMQ/OE), Reliability Engineer (CRE) e Quality Auditor (CQA) pela American Society for Quality - ASQ. Juiz do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ (2004 a 2012) e do Prêmio Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP (Qualidade e Inovação). Diretor do PGQP. Consultor em gestão. Professor de Pós-graduação. Autor do livro “Desmistificando o Aprendizado Organizacional”.

 

Paulo Sampaio

Professor de Qualidade e Excelência Organizacional da Universidade do Minho, Portugal, com doutorado pela mesma Universidade Paulo é Membro da International Academy for Quality - IAQ, e Diretor da American Society for Quality - ASQ, que o distinguiu com a Feigenbaum Medal. Tem participado ativamente desde o início do grupo de pesquisa do World State of Quality.




ANÁLISES: PERFIL DA COMPETITIVIDADE BRASILEIRA

 

Fabio Frezatti (Atual Diretor da FEA - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da USP)

Atual Diretor da FEA - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da USP. Graduado em Administração de Empresas, mestrado em Administração, e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP. Professor Livre-docente e Titular da USP. Atual Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP. Foi o primeiro Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; Editor-Chefe do periódico Accounting & Finance Review, participa do Conselho Editorial de vários periódicos, nacionais e estrangeiros. Foi executivo como gerente e diretor de empresas multinacionais. Tem atuado em projetos nas áreas de gestão, principalmente em empresas familiares de médio e grande porte. Publicou seis livros e mais de 80 artigos acadêmicos, com mais de 3.000 citações. Lidera o laboratório de pesquisa denominado “Práticas Gerenciais das Empresas Brasileiras”. Recebeu dez prêmios e reconhecimentos pela sua atuação profissional.

   

Vera Thorstensen

Professora da Escola de Economia de São Paulo e Coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento – CCGI da FGV. Titular da Cátedra OMC no Brasil e Presidente do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC) do Conmetro desde 2014. Possui doutorado em Administração de Empresas pela FGV - SP, pós-doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Harvard, mestrado na EAESP/FGV, área de finanças (1996) e bacharelado em Matemática pela USP (1972). Foi Assessora Econômica da Missão do Brasil junto à OMC em Genebra de 1995 a 2010 e Presidente do Comitê de Origem da OMC de 2004 a 2010. Foi Visiting Scholar no BID em Washington e no Centre of European Studies em Bruxelas.

   

Samantha Cunha

Doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia do Instituto de Economia da Unicamp entre 2009 e 2013. Atualmente é Especialista em Políticas e Indústria na Gerência de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria - CNI.

   

BATE-PAPO COM A GOVERNANÇA

Como a governança sustentável alavanca a competitividade das transnacionais brasileiras

   

Cesar Augusto Ferreira

Diretor de Tecnologia e Inovação do Produto das Empresas Randon. Engenheiro Mecânico pelo Centro Universitáio FEI, com MBA pelo IBMEC/SP (atual INSPER). Tem mais 20 anos de experiência em tecnologia e desenvolvimento de produto na área automotiva, tendo trabalhado anteriormente na Fras-le e na Mercedes-Benz do Brasil. Ocupou posições de gestão de engenheira e inovação, onde teve oportunidade de desenvolver projetos em diversos paises com algumas de suas universidade e/ou centro de pesquisa. Atualmente é responsavel pelo desenvolvimento de novas tecnologias de produto na divisão de autopeças das Empresas Randon.

   

Milton Oscar Castella

Diretor de Engenharia no Grupo WEG, responde pelas engenharias nas unidades WEG Motores e Weg Energia. Sua formação academica é de Engenheiro Eletricista, cursou a Faculdade de Engenharia em Joinville-SC (FEJ). Fez especializações, sendo, em Práticas Gerenciais, na Escola Superior de Administração e Gerencia (ESAG) e especialização em Máquinas Elétricas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tem 40 anos de experiencia na coordenação, e planejamento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos, bem como no sistema da qualidade. Tem responsabilidade global em todas as atividades de engenharia de produto e qualidade nas plantas industrias da WEG.

   

Alex Etevaldo da Silva

Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul - PUC-RS com MBA Executivo em Finanças pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Diretor Global de Qualidade e Confiabilidade de Produto da Marcopolo. Mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais. Especialista em Lean, Operações, Manufatura, Planejamento Estratégico, Qualidade e Liderança de equipes de alta performance (gestão de pessoas). Participa do grupo SBQEG – Sociedade Brasileira da Qualidade e Excelência na Gestão e também do PGQP – Programa Gaucho de Qualidadee Produtividade. Experiência internacional atuando em paises como: EUA, México, Argentina, Espanha e Alemanha. Recebeu prêmios nas áreas de meio ambiente e melhoria contínua pela sua atuação profissional.

   

Célia Francini

Possui Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela USP, com graduação em Administração de Empresas pela FGV. É Diretora Financeira e de Riscos da Solví Participações, e Conselheira e Presidente do Conselho de Administração da Innova Ambiental (Peru). Conselheira de Empresas há mais de 10 anos, atuando em empresas em que o Grupo Solvi detém controle compartilhado com outros sócios. É conselheira certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC.

   

Moderadores

Gustavo Kuster

Diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, tendo ocupado anteriormente as funções de Gerente de Qualidade Regulatória e Gerente de Regulamentação do Instituto. É Engenheiro Mecânico pela UFRJ, com Mestrado em Políticas Públicas pelo Inmetro. Participa dos grupos ISO 9001, Laboratory Accreditation, Smart Regulation, Global Regulatory Compliance, ISO 31000 Risk Management Standard, Inmetro Certification etc. no LinkedIn.

 

Nigel Howard Croft

Metalurgista (Cambridge, Inglaterra), PhD (Sheffield, Inglaterra) e Harkness Fellow (Berkeley, CA, EUA; 1981). Ex- Presidente do TC176/SC2 da ISO, responsável pelas normas ISO 9001 e 9004, é Coordenador da força-tarefa da ISO/ IEC para alinhamento de todas as normas de sistemas de gestão emitidas por estas entidades. Membro da Academia Brasileira da Qualidade, Chartered Quality Professional e Fellow do The Chartered Quality Institute - CQI (Reino Unido) e Membro Senior da American Society for Quality - ASQ (EUA). Em 2017, recebeu a medalha Freund-Marquardt da ASQ: “Por sua paixão, dedicação e liderança na aplicação de princípios de gestão da qualidade ao desenvolvimento, promoção e implementação de normas de gestão de qualidade em escala global, por mais de vinte anos”, e em 2018 foi distinguido pelo CQI com o Prêmio Honorário por ser "um dos principais arquitetos do conjunto de normas de gestão de qualidade mais popular do mundo".

   

PALESTRA

Os porquês do sucesso do agronegócio brasileiro. Que lições podemos tirar?

   

Roberto Rodrigues

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP em 1965, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural. Doutor Honoris Causa pela UNESP, onde foi Professor do Departamento de Economia Rural. Atualmente é Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV - GVAgro e Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Foi Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo (1993/94) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 2003 a 2006. Foi Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, da Aliança Cooperativa Internacional, da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Sociedade Rural Brasileira - SRB, da Academia Nacional da Agricultura, do Conselho Consultivo da UNICA, do LIDE-Agronegócios e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP - COSAG. Foi vice-presidente da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável e da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA. Por 19 anos foi eleito líder empresarial agrícola, em pesquisa realizada pelo Jornal Gazeta Mercantil. Foi o primeiro Titular da Cátedra do Agronegócio da USP. É Membro da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ. Autor de 10 livros.

   

PAINEL- FOMENTO À COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL: CASOS REAIS

   

Jairo Martins da Silva

Conselheiro Executivo do MBC - Movimento Brasil Competitivo, foi Sócio-Diretor da Symnetics, e Diretor de Estratégias e Projetos do Hospital Sírio-Libanês. Possui mestrado em Engenharia Química pela EPUSP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É autor do Livro Gestão Especialista para Resultados, onde procura detalhar como desenvolver um processo de gestão que possa garantir a geração de resultados sustentáveis a curto, médio e longo prazos, além de oferecer um autodiagnóstico para avaliar o estágio de evolução da organização. É reconhecido especialista em balanced scorecard e em estratégia de negócios.

   

Rodrigo Secioso de Sá

Superintendente da Área de Inovação 3 da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, onde foi Gerente de Projetos dos Departamentos de Saúde e Química e de Processos Industriais, e Gerente do Departamento de Saúde e Química. É Bacharel em Economia pela UERJ, MBA em Bioeconomia pela UFRJ e fez extensão em Gestão de Projetos (PMBOK).

   

Rogerio Caiuby

Conselheiro Executivo do MBC - Movimento Brasil Competitivo, foi Sócio-Diretor da Symnetics, e Diretor de Estratégias e Projetos do Hospital Sírio-Libanês. Possui mestrado em Engenharia Química pela EPUSP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É autor do Livro Gestão Especialista para Resultados, onde procura detalhar como desenvolver um processo de gestão que possa garantir a geração de resultados sustentáveis a curto, médio e longo prazos, além de oferecer um autodiagnóstico para avaliar o estágio de evolução da organização. É reconhecido especialista em balanced scorecard e em estratégia de negócios.

   

Irecê Fraga Kauss Loureiro

Formada em engenharia de produção pela UERJ, tem pós graduação em Desenvolvimento Econômico e Social pela UFRJ e mestrado em finanças pela PUC-Rio. Trabalhou no setor financeiro e industrial antes de ingressar no BNDES há 16 anos. No BNDES, passou pelo apoio ao setor de Tecnologia da Informação e Telecom e atualmente é responsável pela estruturação, desenvolvimento e gestão do portfolio de produtos do BNDES. Atua também no fomento a inovação no País, sendo esta uma prioridade de atuação do BNDES na busca por maior produtividade e desenvolvimento para a economia brasileira.

   

Renato Perlingeiro Salles Junior

Profissional com formação na área de tecnologia, economista, atualmente é Head em Encadeamento produtivo, estratégia do Sebrae de conexão entre grandes e pequenas empresas. Além disso, é especialista em gerenciamento de projetos e palestrante sobre temas relacionados à empreendedorismo e gestão.

Com 12 anos de experiência no gerenciamento de projetos, consultoria em negócios e inovação, parcerias e projetos com grandes empresas da indústria, comércio, serviços e agronegócios em todo o País.

   

Moderador – Reinaldo Dias Ferraz de Souza

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Experiência de 39 anos na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento Estratégico, Gestão da Inovação, Tecnologia Industrial Básica -TIB, Formulação e Gestão de Programas e Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem atuado na formulação de projetos de lei, decretos e outros instrumentos relativos ao Marco Legal da Inovação. Atualmente atua no mercado de consultoria. Como destaque de sua atuação profissional cite-se a Coordenação do Programa TIB; a formulação e coordenação do PEGQ; a formulação e implantação do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT; a coordenação do GT que formulou o Sistema de Avaliação da Conformidade de Material Biológico; a participação na equipe que formulou e implantou o PBQP; e a Coordenação do Programa RHAE-TIB.

 

SUMÁRIO/ENCERRAMENTO

   

Acadêmico Vivaldo A. Russo

Diretor de Estudos e Projetos da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ. Engenheiro com pós-graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, áreas de concentração propriedades mecânicas, comportamento e ensaio de materiais, e análise de falhas. Diretor Presidente aposentado de Hydraulics Business da América do Sul da EATON. Professor do Curso de Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade da UNICAMP. Membro e ex-Diretor da SAE Brasil. Palestrante sobre temas relacionados à indústria automobilística.

   

 

 

 

 

 
ABQ - Eventos

Patrocínio Platina:
APCER – Associação Portuguesa de Certificação Faber Castell Fundação Vanzolini   Gerdau

 

Itaguaí Construções Navais – ICN

QUALYTEAM UNIP – Universidade Paulista  
       
  Patrocínio Bronze:
Nortel   OWLS Mentoring

 

 

FECOMÉRCIO / SENAC  

ULTRAGAZ

 
   

ABQ - Eventos
  Apoio Essencial:
  Logo Fiesp ABQ Eventos          
             
 
ABQ - Eventos
  Apoios de Divulgação:         
  AD NORMAS DídioArt & design        
             
  Apoios Institucionais:         
  ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção ABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenharia   Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança – ABIMDE  
  ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica ABNT CB25 ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários   ASQ
  CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária FEAUSP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Firjan – Federsação Nacional das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro   FNQ - Fundação Nacional da Qualidade
  IQA - Instituto da Qualidade Automotiva Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior – IRICE MBC – Movimento Brasil Competitivo IPEG – Instituto Paulista Excelência Gestão   Observatório Social do Brasil  
  Paraná Metrologia SAE Brasil Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – Redetec   SINDIFER  
  TARGET FACILITADORES UNESP - Unesp - Universidade Estadual Paulista MEPEP – Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UNESP   Vila Criativa  
           
  Apoios Internacionais:          
  Associação Portuguesa para a Qualidade – APQ ISO – International Organization for Standardization UNIDO – UNITED NATIONS  INDUSTRIAL DEVELOPMENT  ORGANIZATION        
               
ABQ - Eventos
 
  Realização: Organização:
  Logo ABQ Qualidade  Logo N8 Eventos - ABQ Eventos

Natascha Vieira
Tel.: (11) 9.9926-4441
natascha@n8eventos.com.br
www.n8eventos.com.br

 

 

 

©Todos os direitos reservados | Por Dídio Art & Design | 2016