ABQ - Eventos

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade  
ABQ - Eventos

 

Palestrantes e Moderadores – ABQ - Eventos

 

 

Saudação

 
Csillag Presidente da ABQ Qualidade

Basilio Vasconcellos Dagnino (Acadêmico)

Presidente da ABQ e Coordenador Geral do Seminário

Bacharel em Ciências navais e Ciências Administrativas, com especialização em Eletrônica, Engenharia Econômica e Garantia da Qualidade Nuclear. Membro do GT responsável pela criação e primeiro Gerente Técnico da então Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (1989-1997). Co-criador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação na área da Qualidade no Brasil (uCP). Recebeu certificações nas áreas da Qualidade (EUA, Reino Unido), Ambiental (Reino Unido) e Segurança e Saúde Ocupacional (Austrália). É autor de centenas de trabalhos técnicos sobre Qualidade apresentados e publicados no Brasil e no exterior. É Presidente da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.




Palestrantes

 
Evandro G. Lorentz

Eduardo Vieira da Costa Guaragna (Acadêmico)

Engenheiro Mecânico e Mestre em administração pela Universidade Federal do RS. Certificado pela ASQ em Gestão da Qualidade, auditoria, engenharia da qualidade e confiabilidade. Atuação profissional na Petrobras, Copesul e Braskem em áreas técnicas e de gestão. Membro da banca de Juízes do PNQ por 9 anos (2004-2012), Presidente do Conselho das Partes Interessadas do MBC (2001-2008). Membro do Conselho Diretor do PGQP, consultor com foco em estratégia, gestão organizacional, aprendizado e inovação, professor em cursos de especialização. Membro da ABQ

   
Dorothea Werneck

José Miguel Noronha Sacramento

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da USP.Especialista em Administração de Empresas pela EAESP/FGV.Doutor pelo Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares da USP.Professor da Fundação Getúlio Vargas. Sócio da MSacramento Consultoria.

   
Nigel Croft

Thelma Krug

Pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem doutorado em estatística espacial pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Foi coordenadora da área de observação da terra do INPE, responsável pelas estimativas anuais do desmatamento na Amazônia, entre outros produtos relevantes para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas. Foi Secretária Adjunto na Secretaria de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do MCTIC, Secretária na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e mais recentemente, Diretora do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento, no Ministério do Meio Ambiente. Durante mais de 13 anos representou o Brasil nas negociações na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em assuntos relacionados à florestas, uso da terra, inventários de gases de efeito estufa. Tem várias publicações sobre esses temas, tendo desenvolvido também metodologias inovadoras para aplicação no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto. De 2002 a 2015 presidiu a Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, tendo sido eleita Vice-Presidente do referido Painel em 2015, com mandato até 2022.

   
Reinaldo Balbino Figueiredo

Beatriz Luz

Fundadora da Exchange4Change Brasil, consultoria estratégica que visa impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil através de atividades de capacitação e projetos junto a especialistas internacionais.

Engenheira Quimica formada pela UFRJ, Mestre pela Universidade de Surrey na Inglaterra onde trabalhou com o setor público e privado por 10 anos e especialista em Economia Circular. Diretora de Parcerias no Comitê de CleanTech da ABSTARTUP onde auxilia empresas a repensarem seus produtos e serviços e líder do Núcleo de Economia Circular, grupo de estudos que já reuniu especialistas de 7 países para debater a adaptação do conceito para a realidade brasileira.  

Lançou o 1º livro de Economia Circular em português que destaca o trabalho realizado junto a especialistas holandeses e a indústria carioca e que teve a participação da ABQ. Atualmente trabalha junto ao setor público, privado e academia influenciando o redesign de produtos e serviços, novos modelos de negócio e os requisitos de qualidade necessários para o fechamento do ciclo, regeneração dos produtos e desenvolvimento de novos materiais. 

   
Getulio Ferreira

Francisco I. Giocondo César

Engenheiro Mecânico pela UNESP com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Atualmente cursa post-doc em Engenharia de produção na FCA - UNICAMP. Possui certificado de qualificação me Project Management (PMI) e Green Belt.

É Professor no Departamento Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Piracicaba) desde 2011 e Professor Pesquisador Colaborador no Programa de Pós Graduação da Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Campinas (FCA – UNICAMP – Campus Limeira) desde 2016. Coordenado do SB-Lab (Sustainable Business Lab – Laboratório de Negócios Sustentáveis). Possui experiência profissional de 23 anos como Gerente de Projetos Internacionais na TRW e Caterpillar Brasil. 

   
Ana Maria Malik

Marcelo KnörichZuffo

Engenheiro Eletricista pela EPUSP em 1988, Mestre em engenharia Elétrica pela EPUSP em 1993, Doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP em 1997, Professor Livre Docente em Engenharia Elétrica, Especialidade Meios Eletrônicos Interativos pela EPUSP em 2001. É professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP.

Atualmente é coordenador do Grupo de Computação Visual e Meios Eletrônicos Interativos do Laboratório de Sistemas Integráveis, onde coordena projetos de pesquisa nas áreas de realidade virtual, visualização científica, processamento digital de imagens, tecnologia da informação para o atendimento do câncer pediátrico e arquiteturas especializadas para computação visual. Entre os seus vários interesses científicos destacam-se: hardware multimídia, TV digital, visualização volumétrica, sistemas interativos e sistemas distribuídos.

É membro de organizações científicas e profissionais nacionais e internacionais como oThe Institute for Electricaland Eletronic Engineers - IEEE, Sociedade Brasileira de Computação.

Atualmente é secretário do IEEE seção Sul-Brasil. Recentemente foi responsável pela implantação da primeira CAVERNA Digital (Cave Automatic Virtual Environment) da América Latina.

 

 

 

Moderadores

 

Ozires Silva

Ilcon M. Costa (Acadêmico)

Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuante na área da qualidade automotiva. Ex-membro de Comissões da Qualidade e Reguladoras. Fundador daAssociação Brasileira de Controle da Qualidade -ABCQ e do Instituto de Qualidade Automotiva - IQA. Professor dos cursos ABCQ (CQE, CRE, CQA e Auditor de sistema de gestão da qualidade). Consultor e autor de ensaios e publicações na ABCQ e IQA. Autor do livro “1973 O INÍCIO”

   
Wagner Giovanini

Eliezer Arantes da Costa (Acadêmico)

Engenheiro em Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com especialização em Pesquisa Operacional, no Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM); Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ocupou várias posições técnicas, gerencias e executivas na VALE e na Promon Engenharia, onde se aposentou em 1994.Na VALE atuou em projetos de sistemas de sinalização ferroviária e em estudos e projetos de otimização do sistema mina-estrada-porto, aplicando técnicas de pesquisa operacional.Na Promon Engenharia, ocupou posições técnicas, gerenciais e executivas em sistemas de informação, planejamento estratégico, sistemas da qualidade, e em gestão de recursos humanos.

Desde 1995 atua como consultor de empresas na implantação de projetos de planejamento estratégico, de gestão estratégica, de organização empresarial, de sistema da qualidade, e de desenvolvimento de negócios.

Tem trabalhado, como consultor, em organizações tais como Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto Presbiteriano Mackenzie, Associação Santa Marcelina, Hospital Santa Rita de Cássia, e Hospital Evangélico Vila Velha, ambos no Espírito Santo, dentre outras.

É o autor do livro “Gestão Estratégica – Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos”, Saraiva, 2007. É membro da Academia Brasileira da Qualidade e Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional – SOBRAPO.

   
Reynaldo Goto

Jorge Gerdau Johannpeter (Acadêmico)

É presidente do Conselho Consultivo da Gerdau. Com forte atuação na busca pela qualidade da gestão nos setores público e privado, é fundador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e do Movimento Brasil Competitivo. É membro das Academias Internacional e Brasileira da Qualidade e integra o Conselho da Fundação Nacional da Qualidade. Nas áreas de educação e cultura, preside os Conselhos de Governança do movimento Todos pela Educação e da Fundação Iberê Camargo, é vice-presidente do Conselho da Fundação Bienal do Mercosul e integrante do Conselho da Parceiros Voluntários.Atua também como membro do Conselho do Instituto Aço Brasil, do Conselho Superior Estratégico da Fiesp e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal.

   

 
ABQ - Eventos
  Patrocínio Diamante:    
Logo Vanzolini ABQ Fiemg 

Patrocínio Platina:        
APCER – Associação Portuguesa de Certificação GERDAU Fundação Vanzolini UNIP VOLVO  
 
ABQ - Eventos
  Apoio Essencial:
  Logo Fiesp ABQ Eventos          
 
ABQ - Eventos

 

  Apoios Institucionais:             
  AB020 – Associação Brasileira de 020 ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland ABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenharia ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica ABIPTI – Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas ABRADE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras  
                 
  B ADM AP IBIRAPUERA EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária FEAUSP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro FNQ – Fundação Nacional para Qualidade Grupo Forlogic GQVT – Gestão de qualidade de vida no trabalho IBQP – Instituto Brasileira da Qualidade e Produtividade  
                   
  IME – Instituto Militar de Engenharia Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão IQA – Instituto da Qualidade Automotiva MBC – Movimento Brasil Competitivo Observatório Social do Brasil Paraná Metrologia PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade PQR – Programa Qualidade Rio
                     
  Programa Netuno QUALIEX Riosoft SAE BRASIL SBQEG – Conhecimento e Networking SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná TI Rio – Sindicato das Empresas de Informática  
               
  UBQ – União Brasileira para a Qualidade Unilivre              
               
 
  Apoios Internacionais:           
  IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade            
 
ABQ - Eventos
 
  Realização: Organização:
  Logo ABQ Qualidade  Logo N8 Eventos - ABQ Eventos

Flavia Mastrobuono
Tel.: (11) 9.9917-9595
dominio@dominioeventos.com.br
www.dominioeventos.com.br

 

 

 

 

©Todos os direitos reservados | Por Dídio Art & Design | 2016