ABQ - Eventos

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade ABQ - Transmissão On-Line 2019  
ABQ - Eventos

 

ABQ - Eventos

 

Seminário ABQ Qualidade Século XXI

 

A globalização e suas consequências são um fenômeno irreversível. Cabe ao Brasil se integrar às cadeias de valor mundiais, para enfrentar a concorrência cada vez mais feroz de empresas, dentre as quais muitas corporações de grande porte, para se manter e se desenvolver no mercado internacional.

 

É dentro desse panorama altamente competitivo e estando os temas Governança e Sustentabilidade na ordem do dia, a ABQ os selecionou para, pela sexta vez consecutiva desde 2014, promover o VI Seminário ABQ Qualidade Século XXI no Espaço Nobre da FIESP. O título adotado, O Imperativo da Governança Sustentável, evidencia a relevância do papel da liderança das organizações em benefício da sustentabilidade nos seus aspectos tradicionais, econômico, social e ambiental, acrescido das visões, cultural, ética e estética.

 

O evento será realizado no dia 6 de novembro, das 08:00 às 14:00 horas, com acesso via Internet, comemorando o Mês Mundial da Qualidade. Este será mais uma iniciativa da Academia, que já promoveu mais de dez seminários em capitais e no interior do Brasil, assistidos presencial ou virtualmente por milhares de participantes individuais e em salas de recepção em empresas, universidades, órgãos públicos e outras organizações.

 

O evento, aberto com a palavra do Presidente Eduardo Guaragna, será seguido pela análise nada lisonjeira da posição do nosso País nos diversos rankings sobre qualidade e competitividade produzidos por instituições de renome nacional e internacional. No que diz respeito especificamente à Qualidade, o estudo World State of Quality das Universidades do Minho e de Coimbra, mostra o Brasil no grupo “atrasado” entre 130 nações pesquisadas (posição 59).

 

O VI Seminário ABQ Qualidade Século XXI objetiva chamar a atenção para esse estado de coisas, ao mesmo tempo em que busca, através de casos reais, identificar práticas e propor diretrizes capazes de reverter esse quadro. Estarão presentes no programa a Academia (USP, FGV etc.), o Governo, organizações propulsoras da competitividade como o Movimento Brasil Competitivo - MBC, e transnacionais brasileiras, compondo o modelo hélice tríplice, capital para o desenvolvimento sustentável.

 

No primeiro painel serão expostas ANÁLISES sobre o PERFIL DA COMPETITIVIDADE BRASILEIRA realizadas em nível nacional e internacional. Os Palestrantes apresentam, com base nos estudos de organizações de reconhecida credibilidade, os resultados desfavoráveis referentes à competitividade do Brasil no cenário internacional. Sugestões para alterar esse panorama serão bem-vindas e estimuladas, incluindo aquelas que se referem a melhoria da posição competitiva num horizonte de 10 a 15 anos. A Profa. Dra. Vera Thorstensen – Coordenadora do Centro de Comércio Global e Investimento – CCGI/FGV – discorrerá sobre os estudos da Fundação e sua experiência pessoal na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

 

O papel da Universidade como participante ativo de iniciativas no mesmo sentido será apresentado com base em pesquisa de laboratório da USP evidenciando como a falta de planejamento prejudica o desempenho das empresas brasileiras. Os resultados desse trabalho serão apresentados pelo Prof. Dr. Fabio Frezatti, Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

 

No BATE-PAPO COM A GOVERNANÇA, o Moderador indagará dos Presidentes de empresas brasileiras que atuam ou possuem subsidiárias ou instalações em diversos países, de que forma a qualidade de seus produtos e serviços, a inovação e a adoção de métodos para elevar a produtividade têm sido fundamentais para enfrentarem a feroz concorrência internacional e se manterem competitivas. Eles serão incentivados pelo Moderador a apresentar propostas úteis recomendadas face à sua experiência e resultados obtidos. A liderança de uma governança responsável deverá ser enfatizada, através de exemplos em que a Alta Direção incute nas pessoas da organização em todos os níveis o pertencimento da sustentabilidade nos seus vários aspectos.

 

Na PALESTRA abordando o sucesso mundial da agricultura e da pecuária brasileira, o ex-Ministro Acadêmico Roberto Rodrigues apresentará de que forma o agronegócio, graças ao esforço conjunto de produtores, instituições de pesquisa e órgãos governamentais, vem conquistando novos mercados, como decorrência do reconhecimento internacional do binômio qualidade – custo da produção nacional. O desafio que é manter essa trajetória de sucesso será enfatizado. Lições serão apresentadas, que podem estimular outros setores da economia.

 

No painel FOMENTO À COMPETITIVIDADE COM GOVERNANÇA SUSTENTÁVEL: CASOS REAIS, os Palestrantes abordarão o papel de suas instituições na promoção da qualidade, gestão e competitividade, mostrando os resultados alcançados com base em exemplos de casos reais, e direcionadores importantes que podem servir como orientação ao desenvolvimento ou crescimento de um negócio e na definição de políticas de desenvolvimento econômico, social e ambiental por parte de organizações públicas e privadas. Tomará parte o Conselheiro Executivo Rogerio Caiuby do Movimento Brasil Competitivo – MBC. A exposição das linhas de fomento ou apoio ao desenvolvimento será realizada através de sua aplicação de forma prática orientada para resultados, evidenciando dessa forma a relevância da atuação da organização de fomento.

 

Ao final, SUMÁRIO registrará as boas práticas e sugestões de diretrizes apresentadas de forma condensada e objetiva.

 

Dúvidas ou mais Informações entre em contato com natascha@n8eventos.com.br

 

 

 

 
ABQ - Eventos

Patrocínio Platina:        
APCER – Associação Portuguesa de Certificação Faber Castell Fundação Vanzolini QUALYTEAM      
  Patrocínio Bronze:    
OWLS Mentoring

ABQ - Eventos
  Apoio Essencial:
  Logo Fiesp ABQ Eventos          
 
ABQ - Eventos
  Apoios de Divulgação:         
  AD NORMAS Universidade Anhembi Morumbi DídioArt & design      
  Apoios Institucionais:         
  ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção ABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenharia ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  
  FEAUSP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FNQ - Fundação Nacional da Qualidade IQA - Instituto da Qualidade Automotiva MBC – Movimento Brasil Competitivo   IPEG – Instituto Paulista Excelência Gestão  
  Observatório Social do Brasil SAE Brasil TARGET FACILITADORES UNESP - Unesp - Universidade Estadual Paulista MEPEP – Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UNESP Vila Criativa
  Apoio Internacional:          
  UNIDO – UNITED NATIONS  INDUSTRIAL DEVELOPMENT  ORGANIZATION            
ABQ - Eventos
 
  Realização: Organização:
  Logo ABQ Qualidade  Logo N8 Eventos - ABQ Eventos

Natascha Vieira
Tel.: (11) 9.9926-4441
natascha@n8eventos.com.br
www.n8eventos.com.br

 

 

 

©Todos os direitos reservados | Por Dídio Art & Design | 2016